terça-feira, 1 de março de 2016

Parque da Mônica

Eu sempre fui fã da Turma da Mônica, desde que me conheço por gente. Minha mãe que o diga, quando íamos à locadora aos finais de semana e eu sempre escolhia as fitas da turminha rsrs (coisa antiiiiiga haha!) Quando o Parque da Mônica ainda era no Shopping Eldorado, nós levamos o Matheus 2 vezes, quando ele ainda nem tinha idade de pagar a entrada e também a gente não fazia idéia do diagnóstico que teríamos dele. Não sei o quanto ele se lembra, mas pra mim, foram duas visitas que ficarão guardadas pra sempre! Aí o parque fechou e fiquei triste...

Quando veio a notícia de que ele reabriria, fiquei aguardando muito ansiosa e finalmente neste último domingo, pudemos ir! O Gabriel está numa fase da Turma da Mônica, então foi muito legal ele reconhecer os personagens todos! Um dos momentos mais emocionantes pra mim, foi quando fomos tirar foto com o Cascão e o Cebolinha, e o Matheus pulando de alegria, disse: "Oi, Cascão!" E ganhou um abraço dele! Outro momento, foi o Gabriel enfrentando o medo dele, de água e de perigo. Fomos ao splash, e ele recusou de cara, já fazendo bico de choro. Depois fomos de novo e ele não quis ir, mas talvez pelo papai ter ido (na primeira ida, eu fui), ele ficou pedindo para ir também. E para a minha surpresa, ele ficou na fila bonitinho, entrou no carrinho sem problemas e se divertiu no percurso! Saiu sequinho mas falando que tinha se molhado muito haha! Lindo de viver!

Estamos num momento de transição de medicamentos do Matheus, conto isso com mais detalhes depois. Então chegamos com ele sonolento, depois ele se animou, se irritou, brincou, pulou, almoçou, brincou mais e chegou ao limite, pedindo "Vamos casa". Temos sempre um impasse, porque às vezes ele pede pra ir pra casa e o irmão não quer, mas tentamos sempre balancear nossos atos, pra agradar aos dois se for possível, mas se não for, fica uma vez de cada um. É difícil, mas acaba dando certo no final!

Então eu digo aos pais e familiares: não escondam o autista do mundo e nem o mundo, do autista! Ele precisa saber o que existe fora do ambiente familiar, ver como são as outras pessoas e ambientes, assim como o mundo precisa saber que ele existe! Todos precisam se familiarizar com a diversidade e as pessoas precisam começar a se conscientizar que o autismo não tem um rosto, ele se manifesta de várias formas, inclusive naquela criança que você julga como birrenta ou mal educada! Aquela criança pode ser autista e você ter julgado sem saber, como infelizmente a gente sabe que acontece. Mães, pais, famílias e cuidadores: defendam sua criança, ela precisa dessa proteção nesses momentos, mas não a superproteja a ponto de trancá-la dentro de casa. O autista precisa enfrentar o mundo e o mundo precisa se ajustar a ele, com as devidas precauções que forem necessárias, claro! Então vamos tratar essas crianças com o maior amor do mundo, pois elas precisam e merecem!!!

Valeu pela companhia e divertimento, tia Dé!! ;)












Nenhum comentário:

Postar um comentário